sábado, 8 de maio de 2010







NO PRINCÍPIO, ERA A COR


Elaboração de texto sobre imagens obtidas com pingos de tinta jogados, ao acaso, sobre folha de papel em branco. Ênfase no aspecto da "cor", tendo como tema o título acima.


Uma lágrima escorre. A imagem enternece, comove. Despede-se Misha do público. Sem palavras, só uma imagem colorida. A imagem de um ursinho, símbolo dos Jogos Olímpicos de 1980.

Cor, imagem e movimento em perfeita sincronia, alcançando-se uma comunicação perfeita.

Desvio o olhar da tela e vejo, através da vidraça, um céu que se modificou. Está plúmbeo, ameaçador. Pela manhã, estivera tão azul, tão convidativo para uma caminhada. Porém, eu queria assistir ao encerramento dos jogos. Por isso, fiquei em casa. Perdi os raios matutinos, de um sol meio avermelhado, a prenunciar um belo dia. Quisera ter podido caminhar entre o verde do parque, pisando nos raios de sol. Uma sombra de mulher caminhando entre árvores e clareiras, num revezamento de claros e escuros.

Tudo isso veio à mente a partir de imagens construídas com as tintas do acaso, sobre folha em branco, formando um quadro que se poderia chamar de “O Carnaval dos Animais”. Passo a descrevê-lo como se fosse pura animação.



A bicharada toda presente, toda em festa. Concentro-me num par de olhos verdes que se juntam a outro par. São dois gatinhos com as patinhas erguidas a segurar um belo arco, todo cor-de-rosa, como numa performance circense. Acompanhados estão por outros dois animaizinhos com olhinhos de um azul profundo, e de orelhas bem alertas. Brincam como os demais.

E como nesse cenário, terra, água e ar se misturam, vejo um golfinho e também um peixinho a circularem por entre os convivas, dando um show particular.

Sobrepairando a todos, um lindo pássaro com uma envergadura de asas invejável. Seus voos rasantes abrilhantam ainda mais essa bela festa.

E nessa alucinada comemoração, onde tudo vale, até uma garrafa de champanhe, com gargalo e rolha por estourar, aparece no meio da alegoria.

E nada melhor que, no auge da festa, fogos de artifício lancem uma chuva colorida sobre todos os convidados, coroando tão feliz encontro.

Quanto ao champanhe, não se assustem. Foi bebido com moderação por todos que, das arquibancadas, assistiam, como eu, a esse Carnaval dos Animais.



As cores do espetáculo estão guardadas ainda na retina. Da mesma forma, a lágrima de Misha, as nuances do sol sobre o passeio do parque, aquela noite estrelada, o verde-azulado do mar de Maceió, o amarelado das folhas caídas sobre o antigo pátio, até mesmo o tom rosa do antigo berço. Tudo absorvido sempre com lentes coloridas, para que tudo se ilumine com as cores da Criação.

Pois, no princípio, era a cor.

quinta-feira, 11 de março de 2010







EXPLICAÇÃO?


Queridos Olheiros!
Pré-requisito para compreensão do texto abaixo:
- ler a crônica de Davi Coimbra, Peixe e jujuba, publicada em 05/03/10, no jornal Zero Hora (p.2).




“Te liga”, cara! Quer coisa mais conhecida que uma jujuba? É quase mais conhecida que parteira de campanha. Não tanto, é claro. E o principal: lembra infância. É muito “massa”!

Olha só a imersão que a Marisa, a Monte, fez naquele mundo que se abate, vez por outra, sobre os que já passaram dos 40: o mundo da saudade boa, gostosa, com cheiro de infância.

E sente o que vem depois da jujuba!

Nessa ordem: bananada, pipoca, cocada, queijadinha, sorvete, chiclete, sundae de chocolate, paçoca, mariola, quindim, frumelo, doce de abóbora com coco, bala Juquinha, algodão doce e manjar. Ufa! Para quem não sabe, essa é parte da letra da música Não é Proibido.

Com uma carreira já consolidada e com tantos prêmios conquistados, a cantora está a demonstrar sua inegável competência e estilo próprio. Permanecerá, com certeza.

Por outro lado, já pensaste no Rio ainda como capital do nosso país? Aquela paisagem toda absorveria as horas ociosas. Todos, permanentemente, ficariam tão contemplativos, que ocupariam suas mentes menos com maracutaias e mais com o prazer de viver a vida. Régios salários e visual de cinema, o que mais almejar?

Mas em Brasília... Aquela chatice, aquela cidade forçadamente criada, aquela coisa toda plana... Lá onde os olhos não se podem fixar em encostas, nem se perder em vales ou esconder-se por trás do Cristo.

Lá, o tempo tem que ser aproveitado com coisas proibidas, perigosas. Sabe como é: uma oficina própria para o diabo. E seus trabalhadores todos à disposição para o que der e vier.

Foi, realmente, uma péssima mudança.

Agora, o Peixe Vivo foi um carinho ao povo mineiro e à infância de JK. Interessante que na obra Açúcar, de Gilberto Freyre, há menção de que a sobremesa preferida do Presidente era, surpreendentemente, nordestina: a chamada baba de moça.

Então, cotejando Peixe Vivo com jujuba, mais conhecida como “bala de goma”, temos:

1- É difícil viver sem nunca ter tido uma companhia: mais ou menos como um peixe viver fora da água fria;
2- Quem nunca comeu uma bala de goma, que se apresente;
3- Cada um com o seu tipo de saudade, com o seu tempo de infância;
4- Seus propagandistas permanecem nas paradas de sucesso. Um, na política; outra, no cenário musical.

Por fim, digamos que o peixe, como prato, é muito bom. Como imagem poética, assim descrita, dá pena imaginá-lo morrendo aos poucos, sem sua melhor companhia: a água.

E a jujuba?

Bem, além de ser gostosa, foneticamente falando, suas duas consoantes, iguais, são fricativas. Para serem pronunciadas, o ar escapa roçando pelas paredes da fenda bucal estreitada.

Isso tudo é muito sexy. E na voz da Marisa, a Monte, é demais...

Precisa de explicação?

domingo, 29 de novembro de 2009







LADEIRA ABAIXO


O sorriso do adolescente assusta. Como se estivesse observando uma cena cômica, ou curiosa, ou, quem sabe, inusitada, ele sorri.


É, com certeza, uma cena inusitada. Mas o nível de banalidade, com que se encaram cenas dantes inimagináveis, causa-nos descrença de que se possa, ainda, mudar o cenário de tamanha violência.


Em outros tempos, veríamos esse adolescente deslizando rua abaixo com seu carrinho de lomba. Ele e mais um punhado de amigos despencariam ladeira abaixo em brincadeiras sadias. Nesses carrinhos, colocavam toda a sua engenhosidade. A competição era em cima do mais bonito, mais criativo, com melhores rolamentos.


Que interessante!


Um carrinho de supermercado com um corpo dentro. Eh! O cara se ferrou!


Quem não se acostuma, quando se vive assim a maior parte do tempo. Quem não se acostuma?


O cara podia estar dentro de um saco, no fundo de um quintal. Ou no lixão, ou atirado na sarjeta. O fato em si tornou-se corriqueiro, banal. O inusitado é o carrinho de supermercado.


Com ele, geralmente, transportamos alimentos. Ou sobras, garrafas, jornais velhos, restos. Tudo, para quem necessita, virará alguma forma de subsistência.


Esse carrinho, porém, é diferente. Ele carrega, por assim dizer, a prova cabal do caos social em que se está mergulhado. É a selvageria escancarada que se abate sobre todos. Nada mais horrendo do que se olhar um semelhante em tais condições. Pior do que isso só os famintos, os seres esquálidos que se espalham em algumas regiões da África.


O que nos assusta, na cena, é o caráter de banalidade expresso pelo sorriso do garoto. Será que conseguiremos sair dessa? Estamos desconstruindo valores. Estamos voltando à barbárie. Hordas de malfeitores espalham-se, disseminam-se por entre grupos de indivíduos desprotegidos. Seres, em sua maioria, desqualificados pela miséria e ignorância, que viceja, e pela incúria de governantes.


Essa é uma sociedade que se torna mais frouxa a cada dia que passa.


Que país é esse!


Está em nossas mãos indignar-se. Está em nossas mãos exigir mudanças efetivas. E essa revolução tem sua origem na Educação que começa na família. Ela, não o fazendo, delega à Escola tal função, acrescida àquela que lhe é típica: fornecer o conhecimento formal. A Escola, por assim dizer, cumprirá também o papel da família. Para tanto, deverá ser de turno integral, mantida pelo Poder Público nas áreas de maior carência social. Desnecessário dizer-se que com um magistério motivado pela infraestrutura oferecida, dirigentes ligados aos meios acadêmicos, com formação em áreas da Educação, e professores percebendo um salário compatível com a importância de seu cargo.


Não há outro caminho. Povo culto é povo livre. É o cidadão capaz de discernir, de criticar, de desenvolver atividades produtivas, de autossustentar-se, de contribuir para melhorar a sociedade em que vive.


Se assim não for, nossas crianças, como recentemente já ocorreu, passarão a usar pó de giz embalado em saquinhos plásticos: fingindo um tijolinho de cocaína.


Teremos, aí, uma nova versão da brincadeira das cinco-marias, onde o arroz ou a areia virará pó de giz, por enquanto. Porque, no imaginário, já é o pó branco que circula de mão em mão. Novos usuários, novos traficantes, corpos desovados: é o cenário que se projeta.


E, assim, vamos ladeira abaixo, como num carrinho de lomba desgovernado, sem rumo, sem futuro. Ou melhor, com a certeza de uma infância perdida, de uma juventude corrompida e credora de uma dívida: a da sociedade brasileira para com seus filhos.


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sexta-feira, 2 de outubro de 2009









POR PURA BRINCADEIRA!



O carro último tipo encosta ao lado do táxi. O trânsito é lento naquela hora. Parados, aguardam a sinaleira abrir-se para passarem. Do banco de trás, três cabeças assomam junto ao vidro lateral, que se encontra baixado. São três meninos, de idades aproximadas, em torno de onze anos. Um mais afoito pede com insistência uma moeda ao taxista. Para tanto, usa falas comuns aos pedintes. Todos riem com a cena inusitada. Os meninos, a condutora do veículo e o taxista riem. Que cena!

E as imprecações se sucedem com pedidos desesperados de quem finge necessitar. A sinaleira, em meio à cena, libera os carros e lá vão os três com a mão estendida pedindo um auxílio.

Logo, mais adiante, nova sinaleira. Ambos os carros novamente, lado a lado, juntam-se, agora, bem mais próximos. Os pedidos intensificam-se. Os meninos continuam pedindo ao tio taxista:

“- Tio, me dá uma moeda! Tô precisando.”

Antes que a sinaleira libere novamente, o tio benfeitor estende a mão e alcança uma moeda de R$ 0,50 a um dos garotos.

Aos gritos de “consegui”, o carro arranca e lá se vão todos a rirem, a divertirem-se com a cena.

Um olhar mais apurado, com certeza, extrai desse episódio um sintoma de como as coisas andam.

Ao que parece, tudo foi uma brincadeira infantil, em que todos se divertiram.

Os garotos estavam brincando de “ser pedinte”. Só pra ver como é que é.

Claro que os meninos estavam apenas brincando. E os adultos?

Estavam, também, brincando. Mas que coisa!

É..., as chagas sociais merecem outro tipo de encenação. O teatro, por exemplo, é um meio adequado para expor tais mazelas. No palco, os atores e seus papéis poderão alertar a sociedade do perigo da banalização e do deboche para com situações dramáticas, que carecem de soluções.

Quanto aos meninos, seus responsáveis deveriam orientá-los no sentido de que o escárnio não é instrumento saudável para uma sociedade que se diz fraterna e solidária.

Se assim não for, continuaremos a incorrer em cenas mais contundentes, em que a vida de um indigente ou de um índio, ou de qualquer desafortunado, nada valha.

Ou, talvez, valha a diversão de atear-se fogo em um desses infelizes. Só pra ver como é que é.

Por pura brincadeira!

domingo, 2 de agosto de 2009







E POR FALAR EM INSETOS...


Pois lá pelos idos de 1930, contava Dona Isaura, era comum, pras bandas de Santa Maria da Boca do Monte, aparecer, vez por outra, uma praga temida por todos. Os principais prejudicados eram os agricultores daquela região. As plantações ficavam devastadas. Por onde passavam, iam picotando o que encontravam. As autoridades até conseguiam avisar da invasão. Mas pouco se podia fazer. Eram os temidos gafanhotos vindos da Patagônia. Aliás, na época, dizia-se que tudo o que não prestava vinha da Argentina.

Dona Isaura lembrava de uma vez que os ditos tomaram de assalto não só a área rural como, principalmente, a cidade. Foi algo nunca visto antes. Chegavam aos magotes. Entravam janelas adentro, pelas frestas, por qualquer vão aberto. O pátio da casa onde morava foi tomado pelos bichos que, para azucrinar mais ainda os moradores, emitiam, ao baterem umas asas nas outras, um som sibilante.

As praças e os passeios transformaram-se num tapete esverdeado, para desespero de quem precisava sair à rua. Depois de algumas horas, os tais levantaram acampamento deixando um rastro de destruição.

Com o tempo, acredita Dona Isaura, medidas sanitárias foram tomadas por nossos vizinhos e tais invasões começaram a rarear, terminando por fim.

Vejam o estrago que faziam os tais gafanhotos naquela época!

Hoje, temos as baratas, as moscas, os mosquitos, as muriçocas. E por aí...

As baratas, dizem os entendidos, resistirão aos finais dos tempos. Mas, pelo menos, permanecem escondidas durante o inverno. No verão, apelamos para um spray “mata tudo”. E estamos conversados.

Já com os mosquitos, se bobearmos, acabamos morrendo, sem apelação, de tudo quanto é tipo de febre. Mas as vacinas estão aí para nos proteger. Pelo menos é o que se pensa. Desse jeito, vamos levando...

Quanto às moscas, estão se tornando presas fáceis. Já estão domesticadas. Às vezes, batemos com a pazinha próximo a alguma, para que ela vá avisar as outras do risco que está a correr. Vez por outra, funciona. Porém, quando a dita encontra um tipo Baraca pela frente, sucumbe sem nem saber de onde veio o tapa.

Quer dizer, tudo parece sob controle.

Agora, tem alguém que resolveu, ainda no século passado, criar uma subespécie do inseto chamado marimbondo, também conhecido por “maribondo”, que sofreu séria mutação e que vem nos assolando já há algum tempo.

Pois não é que os ditos assumiram uma cor mais avermelhada que os demais de sua espécie. São, por assim dizer, seres alados, constituídos de puro fogo, a voejar por sobre alguns lugares, em especial. Quando menos se espera, eles aparecem. Os lugares de ataque são, geralmente, muito parecidos uns com os outros. Tais recintos são frequentados por pessoas diferentes das demais. Poder-se-ia dizer: incomuns. Uma espécie de casta superior é o que seriam.

Pois é nesses redutos que tais insetos escolhem suas vítimas e as sangram, picam e devoram. Os “escolhidos” tornam-se tão carentes de virtudes que acabam se tornando definitivamente “incomuns”. Deixam de ser comuns. Tornam-se diferentes de seus súditos. Esses, permanecem, para sempre, comuns e com algumas virtudes. Aqueles, galgam patamares nunca dantes imaginados. E nessa posição, vão soçobrando num mar de lama. Quando dão por si, estão na boca dos súditos, que os achincalham. Seus pares, que também se entredevoram, vez por outra, os deixam sozinhos, tal o comprometimento desses pobres. E nesse ninho de cobras, os tais maribondos vão deitando o seu veneno, tão letal quanto a peçonha que se espalha pelos majestosos salões.

A situação torna-se tão insustentável que nem medidas sanitárias, como as adotadas com os gafanhotos, funcionam. São inócuas. Pois, está a falar-se de humanos.

Que pena! Nascemos, todos, puros e inocentes.
Mas, por motivos que aqui não interessa suscitar, transformamo-nos em presas fáceis de nossas próprias fraquezas.
E há quem diga que são felizes. Mas não são. Ao fim e ao cabo, tornam-se tão pequenos frente a si mesmos, que não mais podem aquietar-se. Tornam-se insones. E como zumbis procuram, em vão, o caminho do qual se perderam. E não mais o encontram.

E como consta na Homilia do Juízo Final

TENHO um encontro com Deus:
- José!
onde estão tuas mãos que eu enchi
de estrelas?
- Estão aqui, neste balde de juçaras
e sofrimentos.

Ou, alterando-se o final:
- Estão aqui, neste balde de juçaras, sofrimentos e, quem sabe, de arrependimento...

É o que os súditos imaginam que possa acontecer. Mas, nunca se sabe.
Nesse caso, parece que o criador será tragado pelas criaturas. E, desde já, clama por perdão.

IRMÃOS:
Perdoai-me.
O sonho da morte é uma nuvem
que não cobre as eternas noites da vida.

E é assim que deve andar esse ser. Estão se tornando eternas essas noites da vida.

Na verdade, consta que o outro Criador, o verdadeiro, instalará uma CPI para investigar essa criatura.
Nessa, os súditos acreditam e assinam embaixo.
Aguarda-se, é claro, o momento exato para instalá-la.
Seus súditos anseiam por esse desfecho.
Porém, quanto aos resultados dessa Comissão, por óbvio, ninguém saberá.
Pois é, as daqui dão em nada. As de lá, ninguém consegue saber os resultados.

Então, deixa pra lá...
Obs: Os destaques em itálico correspondem a trechos do livro Os Maribondos de Fogo.

quarta-feira, 17 de junho de 2009







A DECISÃO FOI DELES


Pois a história foi assim...

O Conselho estava formado. Os melhores profissionais do ramo, presentes. Todos dispostos a encarar aquele desafio. Em volta de uma mesa, perguntavam-se como sairiam daquela empreitada. Numa grande prancheta, iam esboçando suas ideias.

O senhor recomendara que fosse algo exótico, diferente, e, ao mesmo tempo, grandioso, capaz de assombrar seus próximos e satisfazer os caprichos de sua cara-metade. Teria que ser algo tão inusitado quanto nevar, pra valer, em terras brasileiras. A temperatura, na região em questão, era, em média, 21° C. E isso era mais um complicador que surgia, para que se definisse qual o projeto que se levaria adiante.

Um dos experientes profissionais dera a ideia de fazer-se uma construção com uma gigantesca abóbada. Mas teria que ter muitas saídas, muitas portas... Isso desestabilizaria os pontos de apoio da mesma. Seria algo tipo assim um iglu. Mas com essa temperatura e com tantas portas, iglu nenhum resistiria.

Foi quando Nestor, um dos especialistas, amante das matas nativas, sugeriu uma construção de mesmo formato, porém algo parecido com uma gigantesca oca. É claro, coberta de sapé. Tudo ao estilo bem brasileiro. Mas tal construção não possibilitaria, igualmente, tantas portas e janelas quantas tinham sido pedidas. Aliás, a bem da verdade, existiria, nesse novo projeto de construção, apenas uma grande porta. A ideia também se inviabilizou.

Nessas alturas, Arquimedes, chegado em cálculos matemáticos, um visionário, sugeriu uma construção de base quadrangular e quatro faces triangulares, terminada em ponta. Ou, também, podendo ser de base pentagonal com cinco faces triangulares.

A ideia, a princípio, pareceu vingar. Nas faces seriam construídas janelas e, no sopé de cada face, uma porta. Admitindo-se uma pirâmide com 4 faces e 4 janelas em cada uma das faces, teríamos precisamente 16 janelas e mais 4 portas. Por outro lado, imaginando-se uma pirâmide com 5 faces e 4 janelas em cada uma das faces, poderia chegar-se a 20 janelas e mais 5 portas, contando-se a principal.

Diante desses números obtidos, ainda assim não se conseguiria chegar ao número de janelas que solicitara o contratante da obra. Como, pelo jeito, dinheiro era o que não faltava, resolveram, então, aumentar o número de janelas por face, tomando-se por base a pirâmide de 5 faces.

Decidiram, então, colocar 6 janelas em cada face, o que resultou em 30 janelas e mais 5 portas.

Nessas alturas, já exaustos, os experientes profissionais resolveram mudar o projeto. A pirâmide, assim projetada, definitivamente não suportaria mais janelas por face. E eles não tinham conseguido chegar as 36 janelas necessárias para os 36 aposentos que o projeto deveria contemplar, pedido esse reiterado pelo dono do empreendimento. Pensando melhor, concluíram que teriam de ser mais de 36 janelas, pois havia salas e mais salas, banheiros, depósitos...

Após dias e dias de cálculos, tabelas e sabe-se lá mais o quê, decidiram pela construção de alguma coisa que lembrasse a seus donos, e a quem, porventura, lá chegasse, a morada de personagens conhecidos através dos clássicos contos infantis. Estava decidido. Seria um castelo verdadeiro. A imaginação das pessoas faria o resto.

Ali, caberiam reis e rainhas, príncipes e princesas, e todo o séquito que os acompanha. E poderia construir-se muito mais que 36 janelas; por exemplo, 275 janelas. Seria um bom número. Outro tanto de portas e, digamos, 8 torres. Alguns afirmaram, posteriormente, que eram 12 torres. Não se sabe bem ao certo. Mas 8 já era um bom número e prestou-se, à época, como letra àquela melodia, tão conhecida:


“O meu castelo tem oito torres,
Tem oito torres o meu castelo,
Se não tivesse oito torres,
Não seria o meu castelo”.

E como todo castelo, esse também teria direito a fantasmas por conta de uma ou outra má ação cometida por seus financiadores. Em oito anos de construção, muitas águas devem ter rolado. Mas isso é conversa pra outro dia.

Quanto a tal Mona Lisa, dizem que circula ainda por lá. Bem no início, ficava próxima ao crupiê, sussurrando coisas. Mas, nos últimos tempos, não tem mais função alguma. Apenas, vez por outra, deixa, numa coluna, estampado seu sorriso enigmático, como a prever que esse empreendimento será sólido, mas tão obscuro quanto seu famoso sorriso. E, assim como ela, atravessará os tempos...

- Tu achas, Maciel?
- É claro, cara! Qualquer hora, eu te conto outros detalhes dessa história da carochinha. Naquela época, tudo acabou assim: E FORAM FELIZES PARA SEMPRE. Já faz tanto tempo...

- Olha lá! Vem gente.
- São os netos do proprietário.
- Olha só que cavalos!
- É tudo puro sangue.
- Maciel, o “anexo” dos cavalos é aquele prédio lá?
- É.
- Mas que coisa imponente!
- Pois é, cara! Essa foi outra decisão deles também.
- Ah! Esses arquitetos...

- Vamos entrar. Vou te apresentar ao capataz. Afinal, és novato por aqui. Com o tempo vais aprender a medir um alqueire só com a ponta do olho. Vai por mim. Agora, cuidado! Olho grande demais é só pra criar remela. Dizem que o que não falta, por aqui, é dinheiro. Pelo menos, é o que dizem. Vamos emendar as terras do vizinho com essas daqui. Afinal, vender é o nosso negócio.

- Vamos tentar!
- Vamos conseguir. Ao trabalho!









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quarta-feira, 13 de maio de 2009








UMA HOMENAGEM


Sobe-se uma pequena rampa, que leva ao lugar procurado por todos que dele necessitam. E todos estão meio apressados quando lá chegam.

Ao adentrar-se, como que resplandece todo o recinto. Inunda-se de luz. Exala dali, também, um perfume.

Maitê, quando lá esteve, constatou, por algum tempo, que as pessoas, ao entrarem, comentavam entre si ou murmuravam consigo mesmas expressões tipo:
-Que cheirinho bom!
-Ai, que bom!
-Que cheiro gostoso!
-Hum...!

As paredes revestidas de plaquetas brancas, muito limpas, demonstram o asseio com que são tratadas.
De cada um dos vãos, que dividem as pequenas janelas, pendem vasos com folhagens verdadeiras, todas de uma mesma espécie, adornadas por pequenos ramos e flores artificiais, todas na cor azul e branca, combinando entre si. São dezessete vasos ao todo, espalhados por vãos e sobre as meias-paredes que dividem os espaços. Em um dos vasos, o bem central, esconde-se uma varinha de incenso. Daí espalha-se o perfume que, diga-se de passagem, espraia-se no entorno do recinto, atingindo, inclusive, alguns bancos próximos. Sobre uma das paredes, pende um arranjo feito com garrafas pet, na mesma tonalidade das rosas artificiais que enfeitam os vasos. No início de dezembro, essas flores são substituídas por outras de cor vermelha, a prenunciar a chegada do Natal.

É constante o cuidado com a limpeza do chão. E, ao que parece, de dois em dois dias, é feita uma lavação e escovação completa. Portanto, o ambiente é limpo e cheiroso.

Quem recepciona os usuários está sempre atenta, conduzindo, informando e auxiliando quem lá chega. Veste uniforme, limpo, impecável. Do semblante brota uma luz que se despeja num sorriso.

Para quem se detém por instantes e troca com ela algumas palavras percebe o jeito prestativo com que é tratado.
Maitê deteve-se mais do que o habitual. E pôde constatar o que é trabalhar “com amor”.

Encantada, Maitê ficou por lá conversando. Descobriu, então, que todos os enfeites (vasos, folhagens, flores, arranjo e incenso) foram comprados pela própria funcionária, com seu próprio dinheiro. No caso do incenso, a compra é constante. Mas isso é apenas um detalhe. O mais importante é seu trabalho, digamos assim, socioeducativo.

Assim, a comunidade indígena que circula por lá, por exemplo, (mães e seus filhos) foi aprendendo noções de higiene por eles desconhecida. Tudo graças às orientações da funcionária.
Mas, quando é necessário, sabe ser “durona”. Isso acontece toda vez que certas “tribos” tentam usar o local para outros fins, que não os adequados àquele ambiente.

Agora, o principal foi o discurso da funcionária, revelador em si, e que respondeu à curiosidade de Maitê. Pois, o dito foi mais ou menos assim:

“O nosso ambiente de trabalho não é dos melhores. Recebemos todo tipo de público que, aqui, vem para fazer “suas necessidades”. Se a gente vier trabalhar suja, desleixada, não mantendo o lugar limpo, não terá vontade, incentivo de trabalhar. Ficará um ambiente “muito pesado”. E, afinal, a gente fica aqui dentro 12 horas. O nosso ambiente de trabalho deve ser constantemente limpo e a gente também deve estar limpa para poder se sentir bem. Se não, vamos nos sentir deprimidos. Sabe, todo mundo tem seus problemas. Mas temos que deixar os nossos problemas lá fora. E procurar chegar, aqui, bem. Por que é que temos que conviver com o mau cheiro, característico desses lugares? Fica muito melhor trabalhar num lugar limpo e cheiroso. Não acha?
Maitê acha que sim. Concorda, integralmente, com a postura dessa funcionária.

Pois é, está a falar-se, sabem do quê? De um banheiro existente no Parque da Redenção.
É um banheiro diferente. Ou melhor, quem ali trabalha é que faz a diferença.

Maitê quer acreditar que existam outros banheiros iguais. Igualmente, acredita que existam outros funcionários semelhantes a essa dedicada trabalhadora que dignifica a classe e a Instituição a qual pertence.

De qualquer sorte, dedica a ela esta homenagem pelo Dia do Trabalho, recém- comemorado.

Dias atrás, Maitê, em suas andanças pelo Parque, esteve no referido banheiro.

Parecia que entrara em outro banheiro. Não era aquele seu conhecido. O mau cheiro, naquele dia, era característico. O chão estava todo molhado. Aquela luz, que costuma irradiar-se pelo recinto, não existia. Tampouco, o perfume do incenso dando as boas-vindas a quem chegasse. A funcionária presente... Bem, não falemos dela.

NOTA: A homenageada, nesse dia, não estava presente. Era seu dia de folga.