quarta-feira, 18 de junho de 2014

É LONGO O CAMINHO



Que primeira estrofe mais depreciativa!



Lá vem mais uma Copa.

Coração já se convoca.

A Pátria de chuteiras.

Tudo mais se joga pela ribanceira.

O trem da alegria vai levar

Toda turma do funil.

Contrabando na bagagem do cartola.

Ora bolas, é Brasil.



É o reconhecimento, plasmado na letra do hino oficial da Copa do Mundo de 2014, de práticas, ao que parece, aceitas pelos cidadãos que aqui vivem.

Expor mazelas e ainda conformar-se com isso: é demais.

Já o jingle Mostra Tua Força Brasil, encomendado pelo Itaú, banco oficial da Seleção Brasileira e da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, mostra, pelo menos, um país que reafirma as suas cinco estrelas estampadas na camisa da Seleção, exaltando o amor e a garra que a “massa” tem pelo Brasil. Destacamos dois trechos, com erro de concordância, que seguem:



Pois só a gente tem as cinco estrelas na alma verde-amarela.

E só a gente sabe emocionar cantando o hino à capela.

Mostra tua força, Brasil!

E faz da nação tua bandeira

Que a paixão da massa inteira

Vai junto com você Brasil.



Isso é pouco, mas não tão depreciativo.

Agora, Eunice, professora já aposentada, não imaginava que assistiria, durante a cerimônia de abertura oficial da Copa do Mundo de 2014, imagens que lhe trariam saudades. Lembrou-se ela que, certa vez, dirigiu, no pátio da escola, uma representação de seus alunos durante uma encenação em que criaram fantasias, confeccionadas em papel, imitando árvores, pois compunham um cenário que ilustrava a poesia de Olavo Bilac chamada Velhas Árvores. A apresentação foi muito criativa, merecendo a nota 10. Claro que, naquela circunstância e com os adereços que dispunham, aquela performance surpreendeu e agradou a todos os presentes.

Já na festa de abertura da Copa do Mundo de 2014, “aquelas árvores” deixaram a desejar. As árvores vivas de Eunice teriam feito bonito naquela apresentação.

A cerimônia, dividida em três partes, apresentou na primeira a riqueza natural do país, a representação da sua natureza. Num segundo momento, exaltou-se o povo através da música e da dança. Por último, homens-bola surgiram, representando o futebol brasileiro, paixão nacional. Uma paixão tão avassaladora que transformou em arte o futebol. Pelo menos, é o que, até há pouco tempo, era visto como um diferencial no futebol brasileiro. As coisas parecem estar mudando! Vamos manter, por ora, essa expectativa que pode fazer a diferença no final do certame.

A trilha sonora de toda a cerimônia esteve a cargo de Otávio de Moraes, parecendo adequada ao espetáculo e servindo para dar maior brilho aos diversos momentos que se iam sucedendo. Ele é um conhecido criador de trilhas sonoras para importantes clientes na propaganda como o Banco Itaú, patrocinador oficial da Copa do Mundo 2014.

Agora, a apresentação musical de encerramento do espetáculo foi algo triste de se ver, ouvir e assistir. Talvez, ao gosto de belgas ou congêneres. Não teve, porém, nada a ver com a tradição musical mais representativa do povo brasileiro que é o samba. Com tantos discípulos de Joãozinho Trinta, com tanta gente capacitada a projetar e montar um espetáculo genuinamente brasileiro, coube a um casal de estrangeiros essa tarefa. Só podia dar no que deu.

A coreógrafa belga Daphné Cornez e o diretor italiano Franco Dragone foram os idealizadores e criadores do espetáculo que durou apenas 25 minutos e foi considerado, por muitos nacionais e outros tantos do exterior, como um espetáculo “morno”.

Deixando de lado a apresentação e desenvolvimento do espetáculo como um todo, que ficou a desejar, acredito que o maior azarão foi a música de encerramento com a participação de três reconhecidos cantores que, sozinhos, com seus estilos e público, fazem sem dúvida grande sucesso. São ótimos artistas. Juntá-los, cantando em playback We Are One, foi desolador. E a porto-riquenha dançando “na boquinha da garrafa” foi de doer. Aqui tem gente que faz isso muito melhor, com muito mais sensualidade. 

O momento não era para isso.

Perderam uma ótima oportunidade de mostrar ao mundo o nosso samba “de partido alto”, levantando de vez a galera que assistia ao espetáculo. Mas foi a FIFA que organizou todo o espetáculo! E sabe-se lá se aquelas estruturas, as do topo da arquibancada tubular externa, aguentariam tal empolgação? Circula pela Internet a informação de que as pessoas, que estavam mais abaixo, pediam para as de cima não pularem, pois tremia tudo.

Mas, também a Internet... Tudo cabe ali.

Cabe até a manifestação de pessoas que disseram que a imagem dos jogadores brasileiros, ao ingressarem no campo, parecia de detentos voltando pra jaula, com as mãozinhas no ombro e de cabeça baixa. Outros mais, muitos mais, afirmaram que mão no ombro significaria apoio, como o de um amigo verdadeiro. Dar a mão, afinal de contas, é um ato que se faz com qualquer um. Dar o ombro? É outra coisa!

Pois é! Ela, a Internet, registra tudo, possibilitando toda e qualquer manifestação. Tudo e todos são perquiridos. Tudo meio método socrático com um interlocutor virtual. O que é bom para o desenvolvimento das ideias, quando bem dirigido. Mas isso já é outro papo. O caminho é longo para que as boas ideias materializem-se em ações individuais, transformando a “massa”, referida no hino, em cidadãos verdadeiros.

Graças à tecnologia, pudemos assistir a uma coreografia pobre, a um encerramento desvinculado da nossa exuberância musical, que sabemos de qualidade.

Pena que o pontapé inicial de abertura da Copa nos foi subtraído, tanto pela ausência da fala das autoridades que deveriam fazê-lo, como é de praxe, quanto pela exposição do jovem tetraplégico, alçado a jogador, graças à ciência e tecnologia trabalhadas por cabeças brasileiras.

É! A manipulação é perversa. 



Os FILHOS DE VERA CRUZ, música composta por Altayr Veloso e Paulo César Feital, especialmente para a Copa, e cantada por Zeca Pagodinho, bem que poderia ter sido a música escolhida para o encerramento do espetáculo. E veja o quanto de simbólico encerram os versos que seguem, transcritos da referida música:



“Ó, minha pátria amada, cuida bem dos seus guris.”

“Mete nas canetas, faz de letra meu país.”



Observa-se tanto a expressão do drible “de caneta”, quanto o pedido de que se coloquem os guris de posse das canetas, com que se escreve, fazendo de letra um país. Não somente com os pés trocados como um gol de letra, mas um gol de letra no analfabetismo funcional, que ainda grassa.

O caminho é longo, mas vale a pena investir, pois são as ideias que movimentam o mundo. Educar é o caminho.






Zeca Pagodinho fala sobre Filhos de Vera Cruz – música para a Copa do Mundo 


Clip de Zeca Pagodinho para a Copa do Mundo/Brasil 



Velhas Árvores - Olavo Bilac 




quarta-feira, 11 de junho de 2014

NO CLIMA...


O olhar de Celinha é de quem a tudo entende e de tudo participa. Pequeno, mais na retaguarda, observa de longe, geralmente. Nada como fazer parte daquela vida tão atribulada.


Quem diria que Rô se completa, de verdade, quando abre a porta e dá de cara com aqueles dois pares de olhos à espera não se sabe bem do que. Bem, à espera de amor, atenção, afeto, carinho e outros que tais.


Rô, diga-se de passagem, não é exatamente assim tão dócil, tão afável, com os de sua espécie. Mas com eles! Sabe como cativá-los, atraí-los, chamá-los! E tem, da mesma forma, essa atenção retribuída. Um quase “namoro” diário, diria. 

Aliás, palavra essa que, já dicionarizada, data de 1881, sendo “namorada”, ainda antes registrada, em 1813. A primeira no Dicionário Caldas Aulete, 1ª edição, e a segunda no dicionário Morais, 2ª edição. Namorar não é somente inspirar amor ou apaixonar-se. É, bem antes, cativar, atrair, chamar a atenção, encantar-se.



O cessar do barulho de água do chuveiro prenuncia a hora da janta. Que hora tão feliz para os três!

Depois, uma breve olhada sobre aquilo que aconteceu pelo mundo e que, com certeza, não interessa àqueles que se enrodilham aos pés da já sonolenta assistente, Rô. Assiste à televisão, naquela hora, por hábito e por, até certo ponto, dever de ofício.

Ao deitar, porém, é que o namoro completa-se. Tudo aos moldes modernos. Os tempos são outros, caros leitores. Com certeza, depois de abraços, beijinhos e carinhos sem ter fim, conforme letra de Vinicius de Moraes, na música Chega de Saudade, de Antonio Carlos Jobim, a despedida dos enamorados à porta da casa da escolhida não se seguirá. Isso é coisa do século passado. Bem passado! 

Agora, antes de Rô deitar-se, lá já estão Celinha e Pequeno acomodados. Estabelece-se, então, sem querer ser vulgar, nem escandalizar, uma espécie de ménage à trois, numa versão puramente afetiva, desvestida de qualquer outra intenção, por óbvio! Rosângela, mulher de seus 50 anos, realizada em sua vida profissional, como autônoma no seu negócio de publicidade, aparenta ser feliz em sua vida pessoal. Tem um afeto correspondido, religiosamente, todo santo dia, sem cobranças, sem reclamações, sem agressões, hipocrisia e nem mentiras. Como Rô vai vivendo? Ao que parece, muito bem, obrigada!

E a jovem adolescente que espera um buquê de flores que o também adolescente lhe prometeu entregar no Dia dos Namorados? Ela transborda de felicidade!

E aquela outra que ama “de paixão” a amiga, ou aquele outro que encontrou no amigo a razão de viver? Também, vão bem.

E os outros, acho que ainda são a maioria, que trocarão juras de amor para todo o sempre? Também, estão felizes!

E os que nem mais olhares trocam, sobrevivendo como o par ideal aos olhares de terceiros? Sim, também esses parecem felizes!

E tantos mais que realmente encontraram a receita do viver harmonicamente, não sem sacrifícios pessoais? Esses comemoram a felicidade de estarem juntos, prova de que é possível trilhar o mesmo caminho de mãos dadas por tanto tempo.

E os enamorados das causas sociais que cativam aos necessitados de toda a ordem? Também esses estão a comemorar esse dia.

E os poetas? Aqueles enamorados das palavras e que as lançam sobre seus admiradores, num namoro constante e diuturno? Também esses estão no clima...





Portanto, namorem bastante. Continuem a namorar, porque, a despeito do escolhido/a para o namoro, o clima que se estabelece com o ser amado é que contará para que tudo pareça mais iluminado e belo.

Tal como na adolescência, ou quase infância, quando lá, distante no tempo, despertamos para o encontro amoroso.

Como nos excertos da poesia Dantes..., do livro Trocando Olhares, de Florbela Espanca, poetisa portuguesa, quando verseja:



Eu brincava a correr atrás de ti;

Uma sombra perseguindo um clarão...

E no seio da noite, os nossos passos

Pareciam encher de sol a ‘scuridão!



Eu tinha medo, um medo atroz infindo

De passear pelos campos a tal hora,

Mas, olhando os teus olhos cintilantes,

A noite semelhava uma aurora!



Ou, ainda, nos versos de Velha Infância, música de Arnaldo Antunes e Marisa Monte, quando diz:



E a gente canta

E a gente dança

E a gente não se cansa

De ser criança

A gente brinca 

Na nossa velha infância



Seus olhos, meu clarão

Me guiam dentro da escuridão

Seus pés me abrem o caminho

Eu sigo e nunca me sinto só




Você é assim

Um sonho pra mim

Quero te encher de beijos

Eu penso em você

Desde o amanhecer

Até quando eu me deito



Eu gosto de você

E gosto de ficar com você

Meu riso é tão feliz contigo

O meu melhor amigo

É o meu amor



Ou, ainda, quando a poeta quer o ser amado encantar, versejando:



Sei que não sei tudo.

Na verdade, apenas um bocado.

Contigo, porém, finjo saber quase tudo.

Só pra te deixar apaixonado.



Que a paixão é cega. 

Não vê um palmo além.

E por acaso existe alguém, 

Que já não conheceu essa entrega?




Se tiveres algum segredo a contar, 

Conta-o a mim.

Porque dele saberei guardar.

Mesmo daquela que sabe tudo de mim.

Pois sou duas e quero te encantar.

                                                     (Feitiço)



Mesmo depois, quando a saudade bater em sonhos à porta, ainda assim é preciso entrar no clima... e sorver o que de bom restou, como os versos que seguem:



O vento sibila lá fora...

Meus olhos se debruçam para além.

Um ruído de água toma conta de mim.

Eis que te vejo de roupão: é alucinação.

Viro-me e dou de cara com Chico: translúcido.

Hum! Que pelos macios!

Em êxtase, rodopio pela casa.

Busco aquele perfume,

Mas nada encontro.

Apenas um seio vazio é o que sinto: 

Vazio de seiva,

Vazio do teu cheiro,

Vazio de tuas mãos.

Opa! Por pouco não piso em Félix:

Bigodes brancos, pastosos, leitosos,

Que ronrona atrás de mim.

ACORDO...

E passo o mate pra mim.

                                                   (Em minhas mãos)



A todos que se sentiram representados ou que ainda buscam, em seus relacionamentos, esse estágio de encantamento


UM FELIZ DIA DOS NAMORADOS!







Velha Infância - Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown


Chega de Saudade - Antonio Carlos Jobim
Montreal Jazz Festival – 1986 




  





terça-feira, 3 de junho de 2014

DRIBLANDO...







Tenho para mim que ele buscou melhorar suas condições de vida. Nada mais justo. E suas dimensões pequenas foram um facilitador. Foi criativo o seu agir e não teve preguiça. Acabou num SPA, conforme disse o biólogo Ricardo Freitas do Instituto Jacaré.

O problema é que depois que chegou ao SPA, mais precisamente ao Lago da Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio, a vida no lago não foi mais a mesma. Eram aves e peixes pulando pra todos os lados, tentando escapar da sanha do Robinho, um jacaré-de-papo-amarelo, macho, medindo 1 m e 26 cm e pesando 4 kg e 260 gramas. 

O pânico instalou-se entre aqueles que costumavam passear de pedalinho pelo tranquilo lago.

E Robinho lá dentro, sem concorrente, solito no más, nadando em água quentinha e tirando, vez por outra, uma soneca em pequenas grutas existentes.

Que maravilha!

Diga-se de passagem, não se pode culpá-lo por essa fuga do Parque Chico Mendes. Segundo relatos, as coisas não andam mais como antigamente por lá. A fauna, não mais diversificada como no passado, o isolamento do próprio parque dificultando o fluxo gênico, o assoreamento e poluição da Lagoinha, isso tudo explicaria as escapadas dos jacarés para fora dos limites do parque.

Então, foi em busca de mais alimento, liberdade e emoção. Dessa maneira, adentrou pelas galerias de águas pluviais da região, indo parar no Lago da Quinta da Boa Vista. A felicidade, porém, durou pouco. Durante 72 horas fez o que pôde, driblou com competência todos os seus marcadores. Por isso, foi apelidado de Robinho, nosso conhecido jogador. Finalmente, refugiado dentro de uma gruta, foi capturado. Segundo o biólogo, a captura foi no laço, manualmente. Nada sofreu. Foi devolvido ao Parque Chico Mendes novamente.

Os frequentadores do Lago deram graças a Deus, pois estiveram, por um tempo, mais a perigo que minhoca em galinheiro.

De qualquer sorte, provou ele a sua capacidade de driblar não só aos seus captores, confirmando a “tese” de que é possível migrar, quando se quer verdadeiramente, para outras paragens, para qualquer outro mundo, considerando-se aqui uma nova visão no mundo das ideias, ou no das relações societárias, ou no do seu “eu” consigo próprio. Tudo em prol de uma melhoria nas condições de vida pessoal e em sociedade.

Basta que saibamos encontrar as alternativas melhores e corretas (não os arranjos chicaneiros), driblando com competência as dificuldades que se impõem a quem resolve enfrentá-las.

Segundo Charles Watson, professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro:

“A preguiça bloqueia a criatividade”.

Acrescenta, mais adiante:

“Todo mundo tem ideias. Quando você tem uma ideia que acha muito especial, pode contar com o fato de que outras 250 mil pessoas tiveram essa ideia. A diferença está em quem decide concretizá-la e isso envolve intenso trabalho”.

(Fonte: ZH de 31/05/14 – p.23)

Exemplo incontestável traz a reportagem, também de Zero Hora, de 1°/06/14, p.46, que leva o título de A Formatura do Ano, conforme link abaixo.

Nela fica demonstrado que a falta de dinheiro e de apoio da família para estudar não foram obstáculos suficientes que impedissem a jovem vietnamita Tay Thi, de 20 anos, de ser a primeira pessoa de sua comunidade a ter formação universitária. Vale a pena a leitura dessa reportagem.

Então, valendo-me do já famoso “Robinho”, cujo drible foi exitoso, pelo menos por um tempo, dispenso, de propósito, o aspecto do acaso. Não foi por acaso que caiu ele nas galerias de águas pluviais. Saiu, isso sim, em busca de mais alimento. Foi à luta.

Pois é! Quando indago de um jovem sentado no meio-fio da Avenida Getúlio Vargas, por que ele não arranja um trabalho, ele confessa, pausadamente, que não quer trabalhar. Prefere ficar sentado onde está, recebendo moedas, que não lhe darão futuro algum. Moedas dadas para acalmar a consciência de quem se condói com a cena.

Errado ele, pobre mendigo. Errados nós, que não cobramos do Estado soluções concretas, viáveis e aplicáveis a todos os que perambulam pelas esquinas, se avolumam embaixo de marquises, viadutos e pontes ou, displicentemente, sentam-se em frente a estabelecimentos bancários e restaurantes, aguardando que do céu caiam benesses que só com o trabalho é possível tê-las. Consegui-las de outro jeito, sabe-se, ou é mendicância, e aí deve o Estado direcionar políticas para resgatar esses indivíduos da rua, capacitando-os para o trabalho, ou é crime e merece uma legislação repressiva e extensiva a todos os que incorrerem nessa prática. Sempre atenta, porém, à ressocialização desse indivíduo, que é o objetivo último.

Portanto, drible bom mesmo é aquele dado por quem, frente a dificuldades de toda a ordem, busca o melhor caminho para atingir seus objetivos. Sempre, é claro, dentro da ética, do respeito e do bom senso. Aquilo que, antigamente, chamava-se de “bom caráter”.



Por ora, a partir de 12 de junho, esperam-se muitos dribles dados pelos nossos jogadores, para que consiga a Seleção Brasileira atingir o seu objetivo maior que é a conquista do Hexacampeonato Mundial de Futebol.

Torçamos para que haja muitos dribles e que, pelo menos alguns desses dribles, sejam contra o goleiro, atingindo a rede adversária com sucesso. Qualquer coisa, a gente convoca o jacaré Robinho, que é bom de drible.

A bola vai rolar...

Depois da festa?

Bem, vencedores ou não, está mais do que na hora de mudarmos o paradigma do famoso “jeitinho brasileiro”. Isso não é driblar dificuldades. Isso só nos atrasa e nos deprecia frente aos outros e a nós mesmos.

Mais foco, determinação e disciplina, palavras-chave de conhecido empresário brasileiro, com o qual concordo plenamente, resultarão em objetivos alcançados. Claro, tudo com muito trabalho.





Desejando que a Seleção Brasileira faça muitos gols, lembremos, agora, da música que consagrou o espetacular gol marcado por Fio Maravilha, jogador do Flamengo, em partida contra o Benfica em janeiro de 1972, assistida pelo flamenguista Jorge Ben Jor e que resultou na música Fio Maravilha, gravada no mesmo ano, que entrou para a História da Música Popular Brasileira. Seguem, abaixo, dois vídeos que reproduzem a canção Fio Maravilha. A primeira apresentação traz apenas o áudio da música, ainda com sua letra original. O segundo vídeo, ao vivo, Jorge Ben Jor, por razões de direito autoral, em ação movida pelo jogador João Batista Sales, o Fio Maravilha, contra ele, modifica a letra trocando as palavras Fio para Filho e Galera para Magnética. Isso deixou um tanto quanto estranha a letra, não perdendo, porém, a batida que consagrou a música.










Fio Maravilha - Jorge Ben Jor (letra original)




Filho Maravilha - Jorge Ben Jor












quarta-feira, 28 de maio de 2014

PERENE ALIMENTO



Onde será que ela despeja toda a sua luz durante o dia?

Acho que para ela não existe dia. Só na escuridão é que desfila seu esplendor. Por isso busca, noturnamente, mostrar-se nua, prenhe de tempos em tempos, mirrada em outras vezes. Porém, sempre poderosa. Perfeita no seu comando, norteando mares e marés, norteando amores e dores.

Ao se deixar fecundar, vai-se avolumando, noite após noite, desfrutando de olhares sequiosos de sua beleza, parecendo uma dama da noite que se perde no infinito, por vezes.

Não se perde, porém, da sua função primordial que é encantar, seduzir. Quando reaparece, suas formas vão tomando corpo e aí é que mostra toda a sua força. Ela é profundamente diferente de nós mulheres. Quanto mais volumosa, mais atraente, mais desejada. Dessa forma plena é que seus amantes a querem cada vez mais. Sob sua luz, serve ela de repositório a juras de amor.

Quando vai emagrecendo, porém, perde muito de seu poder. É como se na passarela do infinito, só tivesse vez quando estivesse bem redonda. Quanto mais redonda, mais presença, mais assistência, mais luz.

Enamorada dela, sinto-me profundamente recompensada quando a vejo nua, totalmente redonda, sobre minha cama iluminando meus sonhos. Despejando sua beleza toda sobre mim, aguardo, a cada passagem sua, que meus sonhos aconteçam de verdade. Que eu possa tornar-me tão bela quanto ela e tão generosa no doar-se a quem busca por mim.

Contrapondo Pablo Neruda em seu Livro das Perguntas, em que lança a frase:

- Onde deixou a lua cheia seu noturno saco de farinha?

Eu respondo que a lua cheia despeja seu noturno saco de luz sobre nós todos, abastecendo, com seu perene alimento, nossos sonhos pelos tempos afora.

Um alimento que necessita do silêncio para que melhor a apreciemos.

Aquele silêncio captado por quem se detém a olhar o céu que, mesmo durante o temporal, oferece momentos de profundo vazio de sons. Treinar os ouvidos e ser capaz de captar o silêncio e dentro dele o mais leve balançar das folhas ao vento.

Daí em diante, todo o som será apreciado com ouvidos seletivos e prontos para qualquer mudança nas cadências que o acompanham. E isso é saudável.

Há quem, porém, diante de um verdadeiro tsunami de sons que nos cercam, não resista e procure afastar-se, levando consigo a fé de que “a onda passará”, como diz a letra da música  A Força do Silêncio de Humberto Gessinger e Duca Leindecker.

Há pessoas, com as quais tenho conversado, que têm dispensado, com certa frequência, os jornais televisivos, que são sobremaneira importantes, sob o argumento da necessidade “do silêncio” de quem não quer ouvir de forma diária e constante um tsunami, neste caso, de desgraças, de desastres, de matanças. Têm optado pelo silêncio. Aquele que Quintana enalteceu como sendo O DOCE CONVÍVIO. Escreveu ele:

Teus silêncios são pausas musicais.


E a lua?

A lua agradece. Sobrará mais tempo para ela. Sobrarão mais momentos para desfrutarmos do seu olhar noturno sobre nós, como disse Quintana:

Atenção! O luar está filmando...

Afirmação essa, dirão, que só pode ter nascido de um poeta. Claro, que sim. Quintana, novamente, confirma a importância dela, a lua, sobre os poetas, quando escreve:

Digam o que disserem, mas a lua continua sendo o LSD dos poetas.

Eu diria que, para quem treinou o olhar para buscar o belo, ela faz parte do universo particular desse observador. E ao ler Quintana em outro epigrama, que faz parte do seu Caderno H, encontro a resposta para tal encanto. Sob o título NÓS OS ESTELARES, escreveu:

Esses que vivem religiosamente se embasbacando ante o espetáculo das inatingíveis estrelas – nunca lhes terá ocorrido acaso que também fazem parte da Via Láctea?

Pois é, ela também é inatingível, mas somos, todos, dela vizinhos, vivemos no mesmo espaço e, sempre que podemos, nos visitamos. No meu caso, é uma visita de olhares que, embora distantes, adentram a minha privacidade quando pousam sobre minha cama.  Nessas oportunidades, ela saúda nossa cumplicidade, desviando o olhar, por vezes, enrubescida.

E diante da minha surpresa, um piscar percebo, saudando essa tão antiga amizade.


É! Ela é perene.

Alimenta meu espírito e ilumina os cantos escuros da minha caminhada.

E é no silêncio de um olhar que sempre nos comunicamos.




Era – Divano



A Força do Silêncio - Pouca Vogal



Luar (A Gente Precisa Ver o Luar) - Gilberto Gil 




No Lombo do Luar - Os Monarcas 











terça-feira, 20 de maio de 2014

A ELA





Desde sempre ela me acompanha. Suave som que me embalava já nos primeiros momentos de vida. Vibrações que percorrem meu ser, ainda tão pequenino. Sons da primeira infância, tão presentes. Ouvido extremamente perceptivo aos sons que me rodeavam. Assim foram os sons das folhas ressequidas, caindo ao chão, no pátio lá de casa. Transformei, bem mais tarde, esses sons em poesia e crônica.

Assim, sempre atenta aos silêncios, percebia também neles sons, os mais diversos. Fui, aos poucos, vivenciando os sons musicais, propriamente ditos. Fui acercando-me dela, habituando-me com ela. Fui aprendendo a senti-la das mais diversas maneiras: em exaltação, em êxtase, em recolhimento, em profunda tristeza, em apoteose.

Até que tive o privilégio de poder atravessar o Atlântico, sem nunca lá ter estado, pelo som de um alto-falante do navio que levava os pracinhas gaúchos à Suez, pois eu gravara músicas em uma fita cassete levada por um tio. Disso resultou uma crônica, também.

Não menos importantes foram as tardes de sábado e domingo, nas distantes décadas de 70 e 80, quando, novamente, sua companhia foi decisiva em momentos difíceis, de desesperança e muito trabalho. Mas ela estava lá, fiel. Sempre foi perfeita em todos os momentos, adequada a cada situação vivida. Em instantes de dor ou de alegria, uma diferente era escolhida e cumpria seu papel catártico de forma exemplar. Sempre foi capaz de restabelecer o equilíbrio interior, de confortar com sua divina presença. Sim, porque deve haver algo divino nesse poder que ela exerce sobre meu ser.

Buscar, na Ouverture “1812” de Peter Ilich Tchaikovsky, garra para avançar nos dias que se iam sucedendo, era uma constante. Captar a apoteose de uma Nona Sinfonia de Beethoven e vibrar com ela, bem como ouvir o belíssimo Concerto Tríplice, em dó maior, opus 56, acompanhado do Coral Fantasia, do mesmo autor, era um deleite para os meus ouvidos. Apreciar o virtuosismo de Salvatore Accardo, interpretando os seis concertos para violino de Nicolò Paganini, era inspirador. Perceber a riqueza de sonoridades das Quatro Estações de Antonio Vivaldi transmitia leveza. Sorver a paz, que emana de uma Ave Maria de Schubert, é divino. E quantos outros mais compositores clássicos poderíamos aqui mencionar, como: Brahms, Bach, Chopin, Haydn, Rachmaninoff, Liszt, Handel, Mozart, Strauss, Mendelssohn, Schumann, Wagner, Albinoni. Carlos Gomes e suas aberturas e prelúdios e Heitor Villa-Lobos, mais recentemente, já mais próximos do nosso tempo e de raízes brasileiras.

Também orquestras como as de Andre Kostelanetz, Mantovani, Franck Pourcel, Billy Vaughn, Glenn Miller, Henry Mancini, Bert Kaempfert, Burt Bacharach, Ray Conniff, Waldir Calmon, Radamés Gnatalli, famosas à época, ofereciam interpretações de músicas de excelente qualidade.

E o que dizer de Acker Bilk e seu clarinete? E os tangos da Orquestra Típica de Edoardo Lucchina? E a excelente música popular brasileira, oriunda dos grandes festivais da época? E a nossa Bossa Nova? E os nossos cantores e cantoras mais conhecidos já incorporados aos novos tempos, com ritmos bem ao gosto da galera de hoje?

Ela está, como sempre esteve, por todos os lados a nos brindar através de inspiradas melodias e letras que nos acompanham no dia a dia. Mais recentemente, os sambas de partido alto e a música gauchesca foram incorporados ao meu cotidiano. Tudo, claro, com uma roupagem nova para entrar de vez no ritmo da Internet. Cada tipo de composição e letra tem o seu lugar guardado para um ouvinte que se disponha a buscar, sem preconceito, aquilo que aquela música, naquele momento, pode lhe acrescentar. Haja vista, as inúmeras bandas gaúchas e brasileiras que, com uma batida moderna, fazem os jovens, e também os não tão jovens, sacudirem “o esqueleto”. Ela é poderosa. Não importa se ela remonta aos tempos do Barroco, do Classicismo ou do Romantismo. Lá, foi importante. E, ainda, o é para quem se dispõe a ouvi-la com atenção redobrada, quase de forma reverencial. Composições primorosas em que a melodia torna dispensável qualquer letra. A exceção eram partituras que incluíam corais, como a apresentada no primeiro vídeo, em sua parte final, que segue abaixo. Ou se já pertence à era Modernista, onde a composição reúne melodia e letra, pelo menos na música dita popular.



Portanto, para mim ela tem ciclos mais ou menos predominantes, mas sempre presente. Quanto mais vazios existirem, mais ela far-se-á presente. Sempre foi assim. Ela preenche vazios, pois reverbera no meu interior.

Assim, desfilaram, ao longo dos anos, um sem-número de sons que se harmonizavam em composições clássicas ou populares. Coincidentemente, quando um ciclo de vida encerrava-se, ela aparecia com redobrada força a amparar essa sua amante, sempre tão carente de sua presença. Continuo a mesma. Encharco-me dela em momentos de necessidade. E ela possui a mim de forma avassaladora. Entrego-me a ela de bom grado. E ela, fidelíssima, nunca me desampara. Ao contrário, nada pede a mim. Apenas dá-me, em abundância e a minha escolha, o que de melhor possui: sua envolvente e inebriante sonoridade. Minha necessidade é o de que precisa. E é ela uma de minhas necessidades básicas. E, como tal, sempre que necessito (e sempre necessito) lanço mão dessa companheira. Às vezes, seu som basta-me. Outras, quero ouvi-la e vê-la executada por quem tem esse mister por profissão.

Ouço-a, também, num chilreio, num pingo d’água teimoso, até no bater ritmado de um coração que nunca para, obra-prima do Criador.

Originários de um universo barulhento, fomos embalados em suave borbulhar, nadando num meio ritmado. Expelidos, passamos a conviver num novo mundo sonoro, bem mais agitado. Mas, com o passar dos anos, descobrimo-la. Ela, agora, aparece já de forma ordenada. É uma festa de ritmos e sons. Tudo humanamente trabalhado para que ela se apresente de forma total: ritmos e sons perfeitamente ajustados e harmônicos.

E dela nunca mais nos separamos. Alguns serão mais dependentes, outros nem tanto. Mas de todos nós, em algum momento, ela fará parte. Nem que seja no Parabéns a Você, tão aguardado pelas crianças e por nós adultos, também.

Então é isso... Começa com aquele sonzinho do tapinha ao nascer, do estalo de um beijo, do som da chuva sobre o telhado, do vento zunindo. E por aí vai... Com o tempo, tomará contornos definidos e será cantada nas cantigas de roda, se ainda existirem, é claro. Acalantará o sussurro ao pé do ouvido, relembrará encontros inesquecíveis. Nunca mais nos largará. Acompanhar-nos-á até quando os sinos derem o toque final. Serão cânticos de despedida que, em algum momento, anjos entoarão, dando aos que ficam a certeza de que sua existência nos empresta motivo suficiente para vivermos melhor por aqui.



Portanto, sugiro que guardemos um tempo, a cada dia, para desfrutarmos de sua envolvente presença que nos reenergiza, descontrai, acalma, nos faz sonhar, tudo dependendo de qual carência estivermos apresentando e da correta escolha que fizermos dela. Com certeza, ela cumprirá seu papel, alimentando nossa vida interior com aquilo de que estivermos precisando.



Segundo John M. Ortiz, compositor, multi-instrumentista e psicólogo, autor do livro O TAO DA MÚSICA, ela é invisível, mas sabemos que está presente. Não podemos tateá-la, mas ela pode ser tocada. Não podemos prová-la, mas ela pode ser saboreada. Não podemos cheirá-la, mas ela enche o ar de fragrâncias. Quando sentimos o Tao da música, nunca mais o esquecemos.

E, mais adiante, continua:

Muitas pessoas, ao se sentirem deprimidas, escutam músicas, que refletem essa emoção ou que, ao contrário, as tornam alegres. Ela nos propicia uma oportunidade rara e prazerosa para alterar o padrão de nossos pensamentos, tornando nossa vida mais saudável e satisfatória.

O caminho da música, digo eu, é eterno, porque infinito.



Artur da Távola, conhecido jornalista, advogado, professor e escritor, cunhou uma frase que se tornou muito conhecida e com a qual encerrava um programa da Rádio MEC sobre música clássica, que é absolutamente verdadeira. Dizia ele:

“Música é vida interior. E quem tem vida interior, jamais padecerá de solidão”.

Ah! Ia esquecendo de acrescentar que parte desse amor à música deve-se ao contato que tive muito cedo com ela. Há poucos dias, graças ao Senhor Google e ao Facebook, descobri que minha professora de música, Nívea Rosa Thumé Karam, continua bela, como sempre foi. 

Um agradecimento especial a essa professora e a minha homenagem a ELA, a MÚSICA.



Em dias tão conturbados, precisamos cada vez mais dela. Busquemos nela a força para enfrentar os embates diários, a alegria que pode nos transmitir, a descontração tão necessária, bem como a fruição de momentos de paz e vivência interior. Tudo a nossa escolha.






Triple Concerto Choral Fantasy – Beethoven


Ave Maria de Schubert - Daniela de Santos



Pink Panther Theme - Henry Mancini 



Afrikaan Beat  - Bert Kaempfert  




Pela Internet – Gilberto Gil 



On the rocks - Caetano Veloso 



Fundo de Quintal ao Vivo 



Cheiro de Galpão - Os Monarcas 





domingo, 11 de maio de 2014

PROTEÇÃO GARANTIDA


Naquele fluido que alimenta, impera o sossego. Um verdadeiro berço cálido que aconchega e protege. Quem não se acostumaria a esse dolce far niente!
Um dia, porém, esse mar de tranquilidade acaba e começa uma etapa em que a antiga calmaria nunca mais se fará presente.
Mas ela, a que protege, estará diuturnamente à disposição para os tropeços, incertezas, dúvidas, medos, angústias, dissabores e todos os reveses que essa nova etapa de vida aprontar.
Não esqueçamos que ela, a MÃE, como versejou o nosso Mário Quintana, é do tamanho do céu e apenas menor que Deus! Com certeza, um jogo de palavras e de significados poéticos do nosso vate tão querido. Portanto, digo eu, puro amor, um amor incondicional aos seus filhos, a exemplo DELE.
Os textos que seguem descrevem, sob duas diferentes construções literárias, o mesmo tema tomado do passado, mas presente na memória e, aqui, registrado para o futuro: a proteção que a figura da mãe representa.












A seguir, assistam aos dois vídeos que seguem. Num, Mário Quintana revela-nos, por inteiro, o seu poema MÃE. Noutro, Zeca Pagodinho interpreta TREM DAS ONZE de Adoniran Barbosa. A letra trata de retribuir os cuidados que tal mãe dispensou àquele filho único. Espera-se, claro, que não seja um migué que o malandro está dando para justificar a despedida.
Ah! Esqueci!
UM FELIZ DIA DAS MÃES!
Claro, a todas que merecem esse nome.



Mãe - Mário Quintana




Trem das Onze - Zeca Pagodinho