segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

CIVILIZAÇÃO PLANETÁRIA


Chegamos a um impasse. A conquista do mundo é fato. Era a tarefa que a nós cabia, conforme pensavam Descartes e Bacon, entre outros. E ela por nós foi realizada.
Porém, não conseguimos, até o presente momento, ascender ao patamar subsequente que é tornar o povo planetário em condições de conviver fraternalmente. Urge conscientizá-lo da importância de se observar regras comuns aos habitantes do Planeta.
O barco está à deriva. Dirão alguns que possíveis hecatombes independem do gênero humano. Talvez!
O fato é que estamos fazendo esforços no sentido de uma desestabilização do planeta, visível e crescente, gerada por nós mesmos. Mais ou menos como: quanto pior, melhor. Acreditam os comandantes da nau Terra que ainda tem muito tempo pela frente até que ocorra uma desgraça de proporções planetárias. Enquanto isso, impera a ganância, o lucro desenfreado, o solapamento das riquezas naturais, o que, consequentemente, afetam o ecossistema. Extrai-se tudo o que for possível transformar-ser em lucro, sob o argumento da necessidade de energia, de combustível, para a geração de novos empregos, para a produção de alimentos, etc. E que parte desses lucros reverterá em “educação”, em “saúde”, em “segurança” para a população. Esse discurso já se esgotou.
Sabe-se que riquezas foram, ao longo dos anos, retiradas de regiões que eram sabidamente prósperas, cujas comunidades não tinham suficiente educação e cultura para criar obstáculos a essa espoliação. E por quê? Porque é fácil manejar um povo inculto. Contrariamente, a tarefa seria mais árdua se entendimento houvesse das intenções escusas de seus mandantes. Mesmo considerando-se a existência sempre de uma ala podre na comunidade, sobrariam muitos outros para, quem sabe, impedir tais desmandos.
Na verdade, os comandantes da nau, de todos os matizes ideológicos, não estão interessados em que hordas de famintos e incultos sobrevivam. Portanto, esses não ocasionam receio aos timoneiros.
Agora, e aqueles ditos civilizados, cultos, o que estão a fazer? Nada.
E esses também não são motivo de apreensão para os donos do mundo. A esses, corrompe-se. Barganham-se favores, posições ideológicas, desvios, lucros escamoteados em troca de somas em dinheiro, em participações societárias, e outros descaminhos.
Num visível faz de conta, criam-se Protocolos disso e daquilo, Conferências sobre isso e aquilo. O que lá se pactua, já se sabe, de antemão, não será posto em prática.
E o que sobra para aqueles que não negociam favores, que não vendem a alma? Sobra a frustração de verem grandes projetos, em prol do coletivo, serem engavetados, falando-se aqui dos Parlamentos por esse mundo afora.
Por que o desinteresse em encontrar soluções pacíficas para questões religiosas ou étnicas que se arrastam já há séculos? Há interesse evidente em manterem-se acirradas tais disputas pelo lucro com a venda de armas.
Há interesse no lucro, também, quando se fala na venda de defensivos agrícolas proibidos, na contaminação de gêneros alimentícios postos à disposição da população para consumo. E aqui não temos Parlamentos envolvidos. Temos condutores de um mísero barquinho, tal a importância desses “vendidos” na escala social.
Poder-se-ia perder a esperança com esses dados?
Sim, se nós, seres humanos, não fôssemos construídos para a reflexão. O que importa, agora, é refletir.
Nelson Mandela refletiu encarcerado, durante 27 anos, e saiu melhor do que quando entrou. Tornou-se mais civilizado na acepção ampla do termo.
Conforme ele declarou:
-“A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
E ela ensina-nos a refletir, digo eu.
 
Diante do impasse em que nos encontramos, há que se adotar um novo modelo educacional que repouse numa visão humanística, reflexiva, aliada às ciências exatas e à tecnologia. Unindo-se os meios de informação e de comunicação, torna-se mais fácil essa educação globalizante, o que não quer dizer que se homogeneízem as culturas nacionais e regionais. O que se busca é um enfoque transdisciplinar que possibilite entender a condição humana, os tipos de sociedades e de economias que existem, com o objetivo final de atingir-se a PAZ em todas as dimensões, a saber: cósmica, planetária, social e individual.
Temos que ter em mira a abolição da depredação do Planeta. Isso exigirá uma conscientização universal que, parece, está a caminho.
Embora tenhamos, ao que se sabe, apenas uma Fukushima a causar sobressalto constante e sem evidência de solução, acredita-se que a humanidade dispõe de instrumentos materiais poderosos para capacitar-se na obtenção de informações sobre o Planeta. E, a partir daí, compartilhar conhecimento com vistas à solução de problemas que atinjam a humanidade.
Com essa educação reflexiva poderemos perceber os avanços tecnológicos que vêm em auxílio do coletivo, daqueles outros que pretendem apenas o controle total dos indivíduos e a destruição da memória histórica dos povos. Incluindo-se, igualmente, os demais avanços que permeiam todas as guerras, mesmo as que ostentam a bandeira camuflada da paz.
O ideal nessa Educação Planetária, tão necessária, é que elaboremos uma visão de unidade do gênero somada à diversidade de culturas e de indivíduos. Daí, teremos, finalmente, uma civilização planetária.
Madiba estava certo, quando afirmou:
-“Sonho com o dia em que todos se levantarão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos”.
 
Por outro lado, observa-se, de forma realística, que o século que se inicia nos apresenta uma nova ordem mundial: a da economia de mercado, independente de matiz ideológico. Aliás, isso é coisa também esgotada. O que a globalização aponta é uma aparente distribuição de tecnologia salvadora, mas um visível empobrecimento de todos os países.
Os fundamentos da nova ordem, na verdade, continuam os mesmos: exploração de tudo e de todos, lucros desenfreados, depauperamento físico, psicológico, intelectual, social e ético dos indivíduos como um todo. E o Planeta em total desequilíbrio saberá dar o troco na hora da exaustão.
E nesse instante, a meia dúzia de cérebros maquiavélicos, comandantes dessa nau, sucumbirá igualmente. Tomara que consigam acordar-se em tempo de evitarem tal hecatombe.
Rezemos!
 
De qualquer sorte, uma educação reflexiva oferece-nos a possibilidade de não nos tornarmos alienados pela incompreensão do que acontece pelo mundo. O que não sei se serve de consolo. Talvez, sirva de despertar. Somos uma população planetária, conquistamos os mais distantes recantos, mas longe estamos, ainda, de atingir o patamar civilizatório.
Aguardemos o transcorrer do século.
 
 
 
 
Depende de nós - Ivan Lins
 
 
Herdeiros do Futuro – Toquinho
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

SEM ELE? QUE CHATICE!



A nossa música e grande parte de nossa produção poética repousam nessa característica que, acredito eu, é bem brasileira: o humor.
E isso vem de longa data. Já Gregório de Matos Guerra, o conhecido “Boca do Inferno”, poeta barroco baiano, apelava para o humor e para a sátira em seus versos que sacudiam a sua cidade natal. Ficou reconhecido mais pela produção satírica do que pela lírica.
Embora pertencente à classe dominante, criticava pesadamente a sociedade baiana do final do século XII. Sua poesia batia forte contra as autoridades constituídas e a incompetência dos poderosos, tanto os de lá (Portugal), quanto os de cá. Exemplos dessa poesia são os poemas que seguem:
 

 

 
E ainda:
 
 
Ou ainda trechos do poema EPÍLOGOS:
 
Que falta nesta cidade? ..................Verdade.
Que mais por sua desonra? ............Honra.
Falta mais que se lhe ponha?..........Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha.
.............................................................................
E que Justiça a resguarda?...............Bastarda.
É grátis distribuída?.........................Vendida.
Que tem, que a todos assusta?.........Injusta.
Valha-nos Deus, o que custa
O que El-rei nos dá de graça.
Que anda a Justiça na praça
Bastarda, vendida, injusta.
...........................................................................
O açúcar já se acabou? .....................Baixou.
E o dinheiro se extinguiu?..................Subiu.
Logo já convalesceu?.........................Morreu.
À Bahia aconteceu
O que a um doente acontece,
Cai na cama, o mal lhe cresce,
Baixou, subiu, morreu.
............................................................................
A Câmara não acode?...........................Não pode.
Pois não tem todo o poder?...................Não quer.
É que o Governo a convence?................Não vence.
Quem haverá que tal pense,
Que uma Câmara tão nobre,
Por ver-se mísera e pobre,
Não pode, não quer, não vence.
 
 
E não falemos dos poemas em que usa palavrões, recorrendo a imagens pesadas.
Mas o que nos interessa com relação a Gregório de Matos, nessa data, é que ele possuía humor nas suas criações e que, já à época, denunciava a corrupção que grassava. Inclusive, fez “versos à lira” em violas de arame, compondo lundus. Portanto, é considerado um precursor do nosso cancioneiro. Do lundu surgiram as marchinhas, o chorinho, o baião e o nosso homenageado de hoje: o SAMBA.
O samba que nos identifica como brasileiro onde estejamos. Suas raízes encontram-se no Brasil Colonial, época de Gregório de Matos e da chegada da mão de obra escrava em nosso país.
Daquela época até os dias atuais, o samba sofreu influências variadas, conforme o meio em que se desenvolveu. Da mesma forma, estilos diversos de sambas apareceram. Samba de breque, samba de partido alto, samba-enredo, samba canção, samba exaltação, samba de gafieira, samba carnavalesco, o pagode, todos são exemplos de variantes do nosso samba. E sem esquecermos a bossa-nova, movimento que nos fez conhecidos pelo mundo afora e que utiliza também o samba de breque, mais sincopado.
Uma coisa, porém, permanece até hoje: a capacidade de nos fazer movimentar e, quando de cunho social ou, mesmo romântico, nos fazer refletir. E o humor, geralmente, está lá a compensar as agruras das letras, espelhando a realidade social com a qual seus criadores convivem ou conviveram. Noel Rosa é exemplo de humor e ironia ao falar de coisas sérias. O sambista Cartola expressou a importância de Noel quando compôs esses versos:
“Era o rei da filosofia/Fez da musa o que queria/Zombou da inspiração/Os seus versos ritmados/Por ele mesmo cantados/Tinham bela entoação”.
E os sambas de Bezerra da Silva, de grande atualidade, que lembram muito Gregório de Matos. Imaginem! Épocas distantes e temas tão iguais.
Existirá alguma saída para problemas tão enraizados?
Na dúvida, fiquemos com ele, pois, com ou sem humor, ele nos consola, nos embala, nos acaricia, nos enaltece, nos identifica como um povo cujas mazelas encontram voz em um cancioneiro que compensa esse arrastar de desmandos, injustiças e desvios de todo o tipo.
E pra esquecer as mágoas, nada melhor do que assistir a alguns vídeos históricos em que Sua Majestade, o Samba, reina cercado por seus fiéis seguidores.
Comecemos, então, pelo primeiro samba gravado no Brasil, no ano de 1917, que se chamava PELO TELEFONE dos autores Mauro de Almeida e Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, cantado por esse último, acompanhado por Chico Buarque de Hollanda num vídeo, no distante ano de 1966. Há controvérsias sobre a autoria do dito samba, embora tenha sido registrado na Biblioteca Nacional, em 1916, como sendo de Donga.
Outro dado curioso sobre o tal samba são os seus versos iniciais.
Vejam e comparem:
“O chefe da folia pelo telefone mandou avisar/Que com alegria não se questione para se brincar/O chefe da polícia pelo telefone mandou avisar/Que na Carioca tem uma roleta para se jogar”. Ao que parece, a segunda versão foi a que ganhou popularidade e se mantém até hoje. Tais versos satirizam ordens que teriam sido dadas pelo Chefe da Polícia do Rio de Janeiro aos seus subordinados, para que informassem, “antes por telefone”, aos infratores de que haveria apreensão do material usado no jogo.
O fato é que esse samba permanece até hoje como o marco inicial desse ritmo tão nosso, tão verde-amarelo.
Bom divertimento!

VIVA O DIA NACIONAL DO SAMBA!


 
 

 

Samba Pelo Telefone – Donga e Chico Buarque
 
 
 
Samba O Vírus da Corrupção – Bezerra da Silva
 
 
Lupicínio Rodrigues – Pot-pourri
 
 
Samba Aquarela do Brasil - Gal Costa
 
 
 
Na Subida do Morro - Roberto Carlos e Moreira da Silva
 
 
 
 Os Três Malandros in Concert – Dicró, Moreira e Bezerra
 
 
 
Partido Alto - Arlindo Cruz com Zeca Pagodinho
 
 
 
Partido Alto – Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Sombrinha
 
 
 
Zeca Pagodinho e Anjos da Lua interpretam Noel Rosa 
 
 
 
Foi um Rio que Passou em Minha Vida - Paulinho da Viola e Velha Guarda da Portela
 
 
 
Acontece  - Cartola e Paulinho da Viola
 
 
 
Garota de Ipanema – Roberto Carlos e Caetano Veloso 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

sábado, 23 de novembro de 2013

GRADES INVISÍVEIS

 
 
Você é prisioneiro e nem suspeita. E o mais aterrador é exatamente isso: não se dar por conta.
Você está diuturnamente ligado. Até quando dorme, o seu entorno mantém-se conectado. Há quem diga que seus dedos, em pleno sono, são, por vezes, vistos a deslizar sobre o lençol na busca incessante da conexão. Há quem já esteja próximo do ser “autômato”, aquele descrito por George Orwell.
E o pior é que essa contínua conexão, que começa precocemente, prima pela pura diversão, pelo simples entretenimento.
Como esse ser irá adquirir cultura, aquele ingrediente que o tornará diferenciado e não apenas uma mera reprodução do coletivo de que faz parte em número, porém, não necessariamente em pensamento, em virtudes, em sensibilidade, em imaginação?
Como se pode adquirir cultura sem ler uma obra literária?
Como aguçar a sensibilidade para a música sem apreciá-la? Será que é suficiente, para tanto, ouvi-la como fundo de uma conversa pelo facebook, que, por sua vez, usa uma linguagem quase criptográfica?
Reflexão é coisa que se adquire após um tempo suficiente de amadurecimento obtido através de leituras e não em bate-papos pelo face.
Qual o futuro de um jovem que permanece sete horas em frente a uma tela, apenas divertindo-se, jogando, digitando letras desconexas que expressam sentimentos de alegria, prazer, raiva, descontentamento?
Há que ter presente a indiscutível importância da tecnologia da informação como ferramenta auxiliar do conhecimento. Nunca, porém, como base para uma sólida formação. Isso, claro, se estivermos interessados em capacitar os jovens a assumirem o papel que lhes cabe, qual seja o de transformar, para melhor, as sociedades as quais pertencem.
Agora, se esse não for o propósito, acredito que essa tecnologia poderá estar a serviço da criação de hordas de seres que absolutamente não pensariam, pois o pensar, ato que distingue o ser humano dos demais, estaria totalmente refém do inconsciente. Essa é a chamada sociedade Ingsoc, vislumbrada por Orwell em seu livro 1984, onde sistemas sofisticados, aparentemente não totalitários, poderão conduzir-nos a perdas de conquistas humanas que levaram séculos para se constituírem. Aliás, um livro escrito em 1948 e profundamente atual.
Qual de nós não pensa na linguagem da Internet ao se deparar com o vocabulário da Novilíngua?
Quem não se enxerga no duplipensar, quando vê mudanças repentinas de posições ideologicamente contrárias e que a nós passam a tornarem-se legítimas, tão legítimas que podemos adotá-las, conforme as conveniências do momento, de uma forma ou de outra?
Quem não se assusta ao ver os “Proles” de 1984 serem, hoje, uma expressiva fatia da humanidade, cujas opiniões ou a ausência delas é absolutamente indiferente para o “establishment”?
Há sempre o risco de esses usuários tornarem-se tão despreparados, tão vulneráveis à realidade que exige conhecimento, competência, espírito crítico nas escolhas, que ao abrir-se a porta dessa grade que os aprisiona, não consigam por ela escapar. Permanecendo, portanto, presos ao comodismo, a uma parca sobrevivência, pois não terão possibilidades de um pleno desenvolvimento da sua individualidade. Essa perder-se-á nos estereótipos do grupo, da turma, do coletivo massificado.
 
Agora, para descontrair, leia O PASSARINHO ENGAIOLADO de Rubem Alves que demonstra bem essa possibilidade de desistência da liberdade até para um animalzinho que só sabe viver voando, livre, capaz de, pelo instinto, safar-se dos perigos.
Por outro lado, Martinho da Vila traz, para compensar, uma passarinha bem mais corajosa que sai em busca de companheiro e que não deixaria, com certeza, as pimentinhas do conto de Rubem Alves intactas. Acompanhe a letra do samba GAIOLAS ABERTAS na voz de um de seus autores. O outro é João Donato. Bom divertimento!
Ah! Não se esqueça de conviver mais, conversar mais, ouvir mais, enxergar mais. Tudo ao vivo e em cores.
E, por favor, desligue o tablet na hora do almoço!









Martinho da Vila – Gaiolas Abertas